Nossa História

Fundado em agosto de 2002, o SINDICATO DOS EMPREGADOS EM CONSULTÓRIOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS, CLÍNICAS MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS, TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL E AUXILIARES EM SAÚDE BUCAL NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – SINDCLIN-ATSB, surgiu do interesse comum e da necessidade de uma categoria que se encontrava sem representação na área de consultórios e clinicas, quando esses trabalhadores se organizaram e conseguiram a carta sindical. Antes de formar o sindicato específico da categoria, esses trabalhadores eram praticamente esquecidos, pois, na época, existia apenas um sindicato de saúde no Estado de Pernambuco, mas, que representava apenas os grandes hospitais.

Nessa época não existia ainda a regulamentação da função de ASB (Auxiliar de Saúde Bucal) e TSB (Técnico de Saúde Bucal), em que pese não existir a regulamentação da função dos ASB’s, o sindicato, em 2004, já se preocupava num piso diferenciado para essa função. Já em 2004, o sindicato, em sua Convenção Coletiva, criou a função dos Auxiliares de Saúde Bucal, com salários específicos para a categoria. Somente em 24 de dezembro de 2008, através da Lei 11.889, foi regulamentada a função de ASB e TSB no Brasil. Momento esse em que o sindicato fez sua alteração estatutária para incluir na carta sindical a representatividade dos Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal da rede pública e privada no estado de Pernambuco.

Desde então, não somente essas categorias diferenciadas e regulamentadas, como também os empregados em geral de consultórios e clínicas em todas as especialidades na área de saúde, vêm conquistando benefícios ano a ano, através da Convenção Coletiva de Trabalho, trazendo importantes ganhos, como Auxílio Creche, Quinquênio, Salários diferenciados frente ao salário mínimo, Insalubridade, Vale Alimentação, Projeto de Saúde, Adicional de Capacitação, Adicional de acúmulo de função, Determinação e Descrição das atividades de Recepcionista na rede de saúde, auxiliar de laudo médico, feriado da categoria (12 de maio), além de outros benefícios.

É através de um sindicato forte e atuante, com a participação e união de todos os trabalhadores, que o SINDCLIN permanece firme na luta por mais conquistas e melhorias para os trabalhadores.

Sede Recife