Palavra do Presidente

Após a aprovação da Reforma Trabalhista, os trabalhadores brasileiros tiveram seus direitos caçados. A Reforma acabou com a CLT e retirou conquistas históricas dos trabalhadores, e o pior, priorizou e fortaleceu a classe patronal. O resultado já estamos colhendo, ou seja, tudo o que está acontecendo com o trabalhador brasileiro foi previsto. Diariamente a imprensa vem divulgando os números, o recorde no desemprego no país, a precarização do trabalhado, a redução do poder de compra do trabalhador.

A Reforma que foi aprovada aumentou a precarização, principalmente nos setores marcados pelos baixos salários e pela alta rotatividade. Somando-se a tudo isso, veio a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a terceirização em todos os setores das empresas. No nosso segmento de Saúde, a medida vem causando muitos prejuízos, como demissões em setores inteiros, com homologações inclusive sem a fiscalização do Sindicato. Sem falar que terceirizam as atividades com salários mais baixos, que na maioria das vezes o trabalhador perde renda, direitos e até o emprego.

Mas, ninguém pode esquece que na época em que “venderam” para a opinião pública que a Reforma Trabalhista era a salvação do trabalhador, a principal justificativa dos parlamentares para aprovar a Lei era de que ela traria um crescimento no número de empregos no país e aumentaria a renda do trabalhador brasileiro. E o que se vê como resultado é, justamente, o inverso do que foi prometido.

Mas, não podemos desistir da luta, e precisamos mais do que nunca, estar fortalecidos para enfrentar essa situação difícil em que passa o trabalhador brasileiro, que perdeu seus direitos e sua renda, e onde milhões vem perdendo seu emprego, deixando famílias devastadas e no subemprego.

Essa é a hora de unirmos, e fortalecermos nossa categoria. Esse é o momento de valorizar o Sindicato, única forma de defender os interesses do trabalhador do setor de saúde. Por isso, procure se informar do trabalho do seu sindicato, dos benéficos que ele oferece para você e seus familiares. Procure saber das conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho. Vamos fortalecer nossa categoria. O trabalhador do setor de saúde precisa estar unido nesta luta.

Seja sócio do SINDCLIN!