Nota de Repúdio – SINDCLIN – ATSB

O Sindicato dos Empregados em Consultórios Médicos e Odontológicos, Clínicas Médicas e Odontológicas, Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal na Rede Pública e Privada do Estado de Pernambuco – SINDCLIN – ATSB vem manifestar seu total repúdio aos casos de assédio moral e sexual sofridos por Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) na cidade de São Paulo, exibido neste domingo (26) em reportagem do Fantástico, da Rede Globo.

Tais atos, além de inaceitáveis, são crimes previstos na legislação brasileira, que protege e assegura o direito de todas as pessoas, independente de gênero, raça ou orientação sexual, de viverem em um ambiente seguro e livre de qualquer tipo de violência. Diante deste lamentável episódio, nos solidarizamos com as vítimas e reafirmamos nosso compromisso com a luta contra qualquer tipo de violência, seja ela física ou psicológica.

O SINDCLIN – ATSB, por sua vez, tem desenvolvido diversas ações e campanhas de conscientização para prevenir e combater o assédio moral e a violência no ambiente de trabalho, disponibilizando diversos canais de denúncia, para que a categoria conte com o sindicato nos momentos de necessidade. É fundamental que todos os profissionais da área atuem de forma ética e respeitosa com seus colegas e pacientes, e denunciem, se presenciarem situações que desrespeitem a dignidade do trabalhador